Os profissionais e a IA devem trabalhar em conjunto em prol das receitas dos hotéis, segundo a HITEC

Os profissionais e a IA devem trabalhar em conjunto em prol das receitas dos hotéis, segundo a HITEC

Na semana passada, no "Stage A" da HITEC em Toronto, Sébastien Leitner debateu com Sarah Major-Bourgeois, directora de distribuição dos Hotéis Germain, e Jens Munch, presidente executivo da Pace Revenue, para perceber quais os desafios que os gestores de vendas enfrentam e como a IA afectará o seu trabalho no futuro. Em última análise, a IA acabará por substituir o revenue manager ou não?

Sarah começou por informar que os Hotéis Germain não utilizam qualquer sistema de gestão de receitas. "Somos uma empresa familiar canadiana responsável pelos hotéis Le Germain, Alt e Escad, com mais de 2.500 quartos distribuídos por 18 hotéis. Não utilizamos um sistema de gestão de receitas, uma vez que não faz parte do nosso ADN: somos um grupo hoteleiro mais centrado no hóspede e determinamos um preço específico analisando os mesmos dados que os outros hotéis. No entanto, começámos recentemente a dedicar mais atenção à gestão de receitas para crescermos de forma estratégica: contratámos um novo Revenue Manager, o que significa que estamos a avançar nessa direção.

Jens Munch, da Pace, uma empresa inovadora líder focada na inteligência de decisão no espaço de gestão de receitas hoteleiras, argumenta que o acesso a um bom RMS (Revenue Management System) é fundamental para a otimização dos preços e o crescimento: "A gestão das tarifas é um conjunto diversificado de actividades, desde as mais tácticas às mais estratégicas. Uma coisa típica que os clientes dizem é: 'Nunca pensei que pudesse vender a este preço' [Um RMS com IA e ML (Machine Learning) pode ajudar a atingir estes preços]".

Sebastien questionou se a automatização pode ajudar os hoteleiros a identificar mudanças e padrões, mas também questionou quando é que a IA começa realmente a fazer alguma coisa, em vez de se limitar a observar as mudanças.

Todos estes termos - IA, etc. - são apenas formas de obter dados ``. disse Jens. "É aí que entra a aprendizagem automática: pode fazer todas estas simulações ao mesmo tempo. Na Pace, actualizamos todos os nossos dados de hora a hora.  Em alguns casos, podemos identificar vários momentos diferentes no espaço de 24 horas em que a procura foi elevada, pelo que podemos alterar o preço [do quarto] até 12 vezes por dia.  A aprendizagem automática observa tudo e altera o preço em conformidade".

Mas Sarah tem dúvidas sobre como a IA pode captar todos os pormenores humanos.

Ao que Jens respondeu: "É importante que perceba como funciona a IA. Não podemos fazer com que a IA funcione enquanto não conhecermos o quadro completo. É por isso que precisamos de informações estratégicas [dos nossos clientes] e de visibilidade até aos e-mails, para que a IA possa interpretar determinadas situações individuais". Mas podemos analisar aumentos acentuados nas reservas durante um fim de semana. É algo em que estamos sempre a trabalhar".

Sébastien terminou a sessão perguntando com que se devem preocupar os hoteleiros: "Devemos preocupar-nos com a IA e com o GPT Chat"; Jens respondeu: "Devemos preocupar-nos em resolver os problemas de que falávamos há cinco anos e concentrarmo-nos em ter todos os nossos dados num local de fácil acesso. Vamos resolver isso antes de nos deixarmos levar pela ideia de onde estaremos daqui a dez anos".

Quando lhe perguntaram o que gostaria de ver no seu futuro RMS, Sarah explicou: "Quero ser capaz de eliminar tarefas repetitivas, quero ter acesso a dados precisos que sejam facilmente compreensíveis e relevantes, e quero que me permita fazer coisas que estejam alinhadas com os nossos objectivos, que não estejam necessariamente nos livros dos Marriotts e Hyatts deste mundo.

Fonte: HITEC® 2023 Toronto "Related Press Release"

12 Julho 2023